Bem-vindo
Acesse sua conta ou cadastre-se grátis.
EntrarCriar sua conta

Raio-x da violência aos cristãos

Entenda os índices de violência a cristãos na Lista Mundial da Perseguição
Portas Abertas • 30 jan 2025
Milhares de cristãos enfrentam ataques violentos todos os anos (foto representativa)

Anualmente, a Portas Abertas realiza a pesquisa daLista Mundial da Perseguição (LMP). O período de pesquisa da LMP 2025 foi de 1 de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2024. Um dos índices que mais causa impacto nos dados é o de violência. Ele inclui todo tipo de agressão direta que um cristão possa sofrer por crer em Jesus, como prisões, casas atacadas, violência sexuale ataques aedifícios e templos das igrejas locais.

Você pode ter um panorama desse contexto na páginaViolência. A seguir, encontre detalhes e esclarecimentos de possíveis dúvidas sobre esse assunto.

Qual o país mais violento para cristãos?

A Nigéria é a nação onde cristãos são mais atingidos pela violência. A nação ocupa a primeira posição na maioria dos tipos de violência (assassinatos,sequestros,abuso sexuale outros) nos últimos anos. Os grupos jihadistas que atuam no Oeste Africano, como oBoko Haram,osextremistas entre os fulanise oISWAP, buscam extirpar a presença cristã do país.

Eles atacam comunidades inteiras,matam os líderes cristãose incendeiam as igrejas. Dessa forma, as comunidades cristãs ficam sem liderança, sem templo e assustadas. A outra estratégia é aviolência sexual, que tira o valor social das mulheres perante a comunidade. Apesar de serem vítimas de um abuso, a perda da virgindade é considerada uma vergonha para as jovens, não para os abusadores.

Essa estratégia permite que as famílias cristãs sejam abaladas e as cristãs não se casem, consequentemente, não tenham filhos, nem formem novas famílias cristãs. Os efeitos dos ataques são tão intensos, que muitosescolhem fugir da regiãoe deixam as igrejas e casas atacadas para trás, para começar uma nova vida.

O que são ataques a propriedades públicas cristãs?

São ataques a propriedades (terrenos, hospitais, escolas, universidades, asilos) de igrejas locais que funcionam como instituições públicas, ou seja, atendem toda a população local, sem acepção, contemplando alguma necessidade pública comum.

Escola cristã no Iraque

Em muitos países, a presença cristã é visível nas instituições públicas. Igrejas e comunidades cristãs fundam escolas, asilos e hospitais em regiões negligenciadas e oferecematendimento público e acessívelnesses espaços.

A maioria dessas propriedades é administrada pelas igrejas e, por causa desse vínculo, sãoalvos de ataques de extremistas. As ações dos extremistas nesses locais envolvem bombardeios, saques, incêndios e confisco das instituições.

O que são ataques a propriedades privadas cristãs?

As propriedades cristãs privadas são estabelecimentos, lojas e outras instituições com fins comerciais, de interesse particular, que pertencem a algum cristão. Pequenas vendas, roças com plantações e fábricas que pertencem a cristãos fazem parte dessa categoria.

O salão da cristã Farah, destruído por radicais, foi reconstruído com o apoio da Portas Abertas

Esses locais são alvos de ataques porque são responsáveis pelosustento de famílias cristãs. Porque não negam a Jesus em comunidades ou países fechados, as lojas e as plantações de cristãos são destruídas para que eles não sobrevivam e assim decidam abandonar a fé em Cristo. A Portas Abertas atua ajudando muitas viúvas e outros cristãos que perderam a fonte de renda familiar a estabelecerum pequeno negócio, mantendo a sobrevivência e testemunhando o cuidado de Deus à família e servindo ao próximo com os bens que obtêm.

O que é considerado abuso físico e mental a cristãos?

Xingamentos, difamação e discriminação no trabalho ou escola são algumas das formas que caracterizam o abuso mental a cristãos. Esse tipo de ação é acompanhado de um contexto de pressão, com outras áreas da vida do cristão afetadas. Muitosjovens cristãos,nasescolas e universidades, são vítimas desse tipo de agressão, direta e pessoal, muitas vezes pública, cujo objetivo é constrangê-los epuni-los por serem seguidores de Jesus.

Por que tantas igrejas são fechadas em Ruanda?

Sob o pretexto de impedir que o genocídio dos anos 1990 se repita, o governo de Ruanda supervisiona toda a vida dos cristãos no país. As leis aprovadas nos últimos anos sobrecarregaram as organizações religiosas com complexidades burocráticas, o que resultou no fechamento de 4 mil igrejas e criou um ambiente em que os líderes cristãos são examinados com base em suas qualificações educacionais.

Ruanda ocupa a primeira colocação quando o critério é fechamento de igrejas, em seguida vem a China, Índia,Nicarágua,MéxicoeSudão, com um total de casos que varia entre 182 e 1.000 propriedades afetadas em cada um. Como o acesso a dados precisos é difícil nesses países, a equipe de pesquisa da Portas Abertas estima valores arredondados com base em casos confirmados.

A diminuição dos números de violência significa que a perseguição diminuiu?

Não. Muitas vezes, os dados deviolênciadiminuem porque o acesso a cristãos em certos países se tornou mais difícil, ou seja, menos pessoas conseguiram responder ao questionário daLista Mundial da Perseguição.

Outra possibilidade é a de que a diminuição seja relacionada a novos casos ou características temporárias, como o exemplo da Nigéria. O número de cristãos mortos diminuiu porque oepicentro da violência se deslocou parcialmente do Centro-Norte, onde muitos cristãos vivem, levando a um menor número de vítimas cristãs que no último ano.

Por que cristãos são presos?

Cristãos são presos nos países da LMP porque a fé em Jesus é considerada uma blasfêmia para a religião predominante ou porque alguma característica da prática da fé cristã é considerada uma ameaça para a ideologia nacional, como demonstram os campos de trabalho forçado na Coreia do Nortee os cristãos presos por protestar contra irregularidades do governo na Nicarágua.

Na Índia, o país onde mais cristãos foram presos no período de pesquisa da LMP 2025, a conversão ao cristianismo é considerada uma traição à religião tradicional do país, o hinduísmo. Por isso, pastores e evangelistas são presos sob denúncia de pagar para as pessoas se tornarem cristãs ou sob outras falsas denúncias.

Na Eritreia, cristãos podem ficar presos por décadas

No contexto islâmico, o mesmo acontece com cristãos de origem muçulmana que deixaram o islamismo para seguir a Cristo. Em países como a Eritreia, cristãos que se reúnem fora das igrejas registradas, que são vigiadas pelo governo, podem ser presos durante décadas.

Qual a diferença entre sequestro e desaparecimento forçado?

Odesaparecimento forçadoé quando agentes do governo ou grupos terroristas raptam pessoas com o objetivo de tirá-las de cena, sem intenção de resgate. Essa estratégia é usada para silenciar líderes cristãos e deixar igrejas desamparadas de seus pastores. Nesses casos, a probabilidade de retorno das vítimas é pequena. Um dos casos mais conhecidos é o dopastor Koh.

Os sequestros são raptos com a intenção de obter vantagens e com grande possibilidade do retorno das vítimas. O objetivo nesses casos, além de obter dinheiro ou vítimas para abusos sexuais, é causar temor nas comunidades cristãs que se percebem vulneráveis ante as ações de grupos extremistas, como na Colômbia, na República Democrática do Congoe em muitas outras nações.

Por que alguns países têm dados de violência ocultos?

Alguns países são tão fechados ao evangelho que mesmo a pesquisa da Lista Mundial da Perseguição é difícil e perigosa de ser feita. Por isso, nesse caso, obtemos estimativas conservadoras, ou seja, menores do que a realidade e mantemos os dados em sigilo para proteger os cristãos nessas regiões.