Terremoto deixa milhares de mortos e feridos no Afeganistão

Na noite de domingo, um poderoso terremoto atingiu o Nordeste do Afeganistão, próximo à fronteira com o Paquistão, em áreas densamente povoadas da província de Kunar. O terremoto, que teve magnitude de 6,0, matou mais de 1.400 pessoas, deixou mais de três mil feridas e reduziu cerca de 5.500 casas a escombros.
A devastação causada pelo tremor levou as autoridades do Talibã, que controlam o país desde 2021, a pedir ajuda internacional para resgatar os mortos e feridos. A Rússia é o único país que reconheceu oficialmente o governo do Talibã. Chuvas intensas e deslizamentos de terra dificultaram os esforços de resgate, danificando estradas e tornando ainda mais difícil o acesso às áreas montanhosas já isoladas.
A situação piorou na terça-feira (2), quando um segundo terremoto atingiu a região, causando mais danos. Esse é o terceiro grande terremoto desde 2021 a atingir o Afeganistão, trazendo ainda mais sofrimento a uma população que já enfrenta dificuldades econômicas, escassez de alimentos e restrições cada vez maiores às liberdades.
Não se sabe se cristãos estão entre as vítimas, pois são obrigados a viver na clandestinidade. Conforme o trabalho das equipes de resgate avançam, o número de mortos e feridos deve subir, por isso, as orações pelo país que ocupa a 10ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2025 são urgentes.
Pedidos de oração pelo Afeganistão
- Interceda por consolo e acolhimento para as famílias dos mortos e feridos nos terremotos.
- Ore pelos esforços de resgate e para que aqueles que ainda estão vivos sob os escombros sejam encontrados com vida.
- Clame para que, em meio à crise, os cristãos secretos afegãos estejam seguros e sejam sal e luz em suas comunidades.
Notícias relacionadas

“Estamos cheios de gratidão”

“Eles até tentaram me matar”



