Bem-vindo
Acesse sua conta ou cadastre-se grátis.
EntrarCriar sua conta
Burundi
Posição no ranking:63
BI
Tipo de perseguição
Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Protecionismo denominacional
Pontuação na pesquisa
59
Religião
Cristianismo
Capital
Gitega
População
13,6 MILHÕES
População cristã
12,7 MILHÕES
Doe agora
1736275256_1736275255-63 - Burundi

O que mudou este ano em Burundi? 

O índice de violência em Burundi cresceu devido aos números crescentes de assassinato, prisão e deslocamento forçado de cristãos, com muitos sendo obrigados a fugir de suas casas e do país.  

A pressão sobre os cristãos permanece alta, com líderes da igreja sob pressão para se alinhar com os ideais dos poderes políticos dominantes.  

“O problema político vigente em Burundi coloca o corpo de Cristo em uma situação delicada. Ao mesmo tempo em que é muito importante não apoiar quaisquer candidatos ou partidos políticos, é dever da igreja condenar o mal e a injustiça. É como andar na corda bamba.”

Analista da Portas Abertas

Como é a perseguição aos cristãos em Burundi? 

Partidos políticos de oposição e a imprensa enfrentam sérios abusos de seus direitos. Líderes de igrejas enfrentam intimidação, e igrejas enfrentam fechamento se não ficarem do lado do partido no governo. A pressão a igrejas menores é particularmente alta, como foi o caso em períodos de pesquisa anteriores: cristãos de comunidades cristãs não tradicionais estão sob pressão para não se reunirem por não terem licença para os prédios das igrejas. Várias igrejas foram fechadas nos últimos anos.

Burundi é um país majoritariamente católico e o crescimento das igrejas evangélicas tem causado reações negativas, como acusações de “poluição sonora”. Membros da família e da comunidade também pressionam aqueles que se juntam aos novos grupos religiosos. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Burundi?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.  

QUERO AJUDAR  

Quem persegue os cristãos em Burundi? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Burundi são: paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado e protecionismo denominacional.

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos em Burundi são: oficiais do governo, redes criminosas, partidos políticos, líderes religiosos cristãos, cidadãos e quadrilhas e parentes.  

Pedidos de oração de Burundi 

  • Clame para que os cristãos locais vivam conforme as ordenanças de Jesus e sejam relevantes para a sociedade.  
  • Ore por proteção e sabedoria aos pastores e líderes cristãos visados pelo governo por denunciarem as injustiças.   
  • Interceda para que os cristãos perseguidos continuem firmes em Cristo e tenham criatividade para se reunirem em comunhão e adoração.   

Mais informações sobre o país