Bem-vindo
Acesse sua conta ou cadastre-se grátis.
EntrarCriar sua conta

Mulheres iraquianas são transformadas pelo evangelho

Grupos de mulheres são uma poderosa ferramenta da igreja local para levar o amor de Deus
Portas Abertas • 11 jul 2025
Nos grupos, as mulheres dividem seus problemas e encontram solução à luz da Bíblia

A Portas Abertas Internacional trabalha em favor da Igreja Perseguida há 70 anos, atendendo suas necessidades e engajando cristãos de todo mundo em oração e envolvimento com irmãos que mais precisam. A Portas Abertas está presente em mais de 70 países exercendo um papel de apoio a longo prazo e buscando atender às solicitações da Igreja Perseguida, o que é parte de nossos valores centrais.

Para celebrar essas sete décadas de trabalho e respostas de oração, vamos fazer um culto de celebração neste sábado, 12 de julho, e você é nosso convidado! É com gratidão que podemos contar histórias de cristãos como Lara*. Um dia, o telefone de Lara tocou enquanto ela estava na igreja no Iraque. Milad, seu marido, gritava: “Venha para casa imediatamente”, claramente nervoso. Quando ela chegou em casa, o esposo perguntou: “Onde está meu dinheiro?”. Apesar dos protestos de Lara, Milad estava convencido de que ela era culpada.

Refletindo nos ensinamentos e nas histórias de mulheres sábias da Bíblia, Lara orou pedindo paz e solução. Ela decidiu investigar e pediu para que seu filho a acompanhasse até o escritório do marido. Lá, eles descobriram que Milad tinha pego o recibo, mas não o dinheiro que estava junto. Isso provou a inocência de Lara e a encheu de gratidão.

“Eu sempre tive problemas de autoestima e acreditava que eu era a causa de todos os problemas na minha vida. Frequentando os encontros de mulheres e aprendendo mais sobre o amor de Deus e o meu valor, fui encorajada. Isso me ajudou a conversar melhor com meu marido e resolver muitos problemas em nosso relacionamento. Hoje, eu acredito que sou amada e que não sou o problema, mas parte da solução”, diz Lara.

Ela contou sua história em um dos encontros de mulheres organizados por nossos parceiros locais no Iraque, enfatizando o quanto as mulheres, na cultura do Oriente Médio, são culpadas de tudo o que acontece de errado. Um dos objetivos desses encontros é capacitar mulheres a aprender sobre como aplicar a Bíblia no dia a dia, algo que elas geralmente não estão acostumadas a fazer.

O que dizem as participantes

Lydia*, uma das participantes, disse: “A partir desses treinamentos, nós aprendemos a ler e estudar a Bíblia. Antes, algumas mulheres não sabiam nem onde encontrar os versículos”. Outro objetivo dos encontros é permitir que as participantes aprendam com as experiências umas das outras. “As reuniões de mulheres nos aproximam e nos oferecem um lugar seguro para dividir nossos problemas e encontrar soluções juntas. Oro para que continuemos esse trabalho”, diz Rajaa*, outra participante.

“Muitas mulheres como Lara e Lydia têm pensamentos negativos enraizados pela cultura local, como por exemplo, que elas são a causa dos problemas dos outros. Essas crenças afetam profundamente sua autopercepção. É por isso que decidimos servir as mulheres”, diz Sara, uma de nossas parceiras locais.

“Trabalhamos com grupos de 12 a 15 mulheres. A jornada de treinamento leva cerca de dois a três anos e, até agora, treinamos mulheres em cerca de 30 regiões do país. Queremos levar os encontros para ainda mais lugares, encorajando as mulheres a servirem e mostrando a elas o cuidado e o amor de Cristo”, conta Sara. “Pedimos que vocês orem por força e sabedoria para o nosso time de parceiros locais e para que os grupos de mulheres se expandam em quantidade e qualidade, seguindo fielmente os planos de Deus”, pede Sara.

A maioria das participantes vem de famílias cristãs, mas há um pequeno número de mulheres que abandonaram o islamismo para seguir a Jesus. Cerca de 15 delas frequentaram os encontros recentemente. Elas se sentem felizes por serem valorizadas e aceitas entre as mulheres cristãs.

Yusra, outra cristã, também é exemplo de como os encontros de mulheres podem mudar vidas. Ela se sentia fraca e isolada por conta de um tratamento de câncer. Yusra também tinha baixa autoestima, especialmente ao lado de outras mulheres, porque não conseguiu terminar os estudos. Hoje, ela está transformada e lidera grupos de jovens, ajudando outras mulheres que se sentem isoladas.

*Nomes alterados por segurança.

É amanhã! Venha celebrar conosco

O culto de celebração pelos 70 anos da Portas Abertas Internacional acontece neste sábado, 12 de julho. Preparamos uma programação especial para receber você e sua família nesse culto de gratidão a Deus por todo trabalho em favor da Igreja Perseguida. Será na Comunidade da Graça, em São Paulo/SP. Clique no banner abaixo para ver tudo que espera você amanhã! Se não puder comparecer, acompanhe a transmissão online em nosso canal do YouTube.