Login

Bem-vindo

Acesse sua conta ou
cadastre-se grátis.

Líderes do Sudão são presos por homens armados

Ainda não se sabe o paradeiro dos ministros do governo de transição
Portas Abertas • 26 out 2021
Cristãos no país pedem oração pela situação política

Ontem, 25 de outubro,vários membrosdo governo de transição do Sudão foram presos por homens armados. Entre eles estavampelo menos quatro ministros.Um relatório sugere que o primeiro-ministro civil AbdallahHamdokfoi preso, mas isso não foi confirmado. De acordo com aagência de notíciasAssociated Press(AP), o paradeiro deHamdoknão ficou imediatamente claro, em meio a relatos da mídia de que as forças de segurança estavam estacionadas fora da casa do líder, emCartum. Fotos que circulam online mostraram homens de uniforme em pé, supostamente perto da casa.

A AP também disse que entre os detidos estavam o ministro da Indústria Ibrahim al-Sheikh, o ministro da InformaçãoHamzaBaloul, Mohammed al-FikySuliman, membrodo Conselho Soberano, e Faisal MohammedSaleh, assessor de mídia do primeiro-ministro AbdallaHamdok.AymanKhalid, governador do estadodeCartum, também foi preso, de acordo com a página oficial do Facebook doescritóriodele.

As prisõesaconteceram após asreuniõescom o enviadoespecial dos EUA para o Chifre da África,JeffreyFeltman. Ele estevecom líderes militares e civis sudanesesno último final desemana pararesolver disputas. O site de notícias estatal do Sudão destacou as reuniões comosoficiais.

A AP explicou ainda que as prisões ocorrem “após semanas de crescentes tensões entre os líderes civis e militares do Sudão. Uma tentativa fracassada de golpe de Estado em setembrocolocou islâmicosmais conservadores,que querem um governomilitar, contraaqueles que derrubaram al-Bashir há mais de dois anos em protestos em massa. Nos últimos dias, as ruasforam tomadas pormanifestações”.

Os cristãos no Sudão

Umcristão localclamapor intercessão pela situação do país: “Pedimosapenas para orar pelo Sudão.Esperamos que algumas mudanças aconteçam de forma pacíficae queum acordoaconteça.Podemos esperar eclamarpara que Deus faça algumas intervenções nesta situação, semviolência”.

Infelizmente,as esperançasparecemnão ser suficientes.Na manhã de hoje,portaisde notíciaslocais confirmaramque,desde que os militares tomaram o poder do governo de transição,pelo menos três pessoasforam mortase80feridas durante os protestos nas ruas.

Um parceiro da Portas Abertasnopaísafirmou: “A notícia é muito perturbadora. Convocamos cristãos ao redor do mundo a se juntarem a nós paraorarpelo Sudão neste momento. O país percorreu um longo caminho desde que o governo do ex-ditador Hassan al-Bashirfoi encerrado. O risco de uma tomada militar será um passo atrás com consequências potencialmente graves para a igreja”.

Pedidos de oração

  • Apresente em oração a situação do Sudão e peça para que os líderes sejam libertados e exista paz na nação.
  • Clame pela população do país nesse momento de tensão, para que Jesusdêesperança em meio aos conflitos.
  • Interceda pelos seguidores de Cristo no Sudão, para queeles se mantenham firmes na fé e compartilhem o evangelho em meio ao cenário que vivem.