Líder cristão é açoitado e exilado no Irã

No último domingo, 25 de junho, o líder cristão Zaman Saheb, de 42 anos, que já havia cumprido aproximadamente cinco anos de prisão descobriu que o perdão oferecido em fevereiro deste ano pelas autoridades iranianas foi parcial, resumindo-se à saída da prisão, não à sentença de chicotadas e do exílio.
Ele havia viajado da sua cidade natal, Rasht, no Norte do Irã, para a capital, Teerã, para regularizar a escritura da casa usada para pagar a fiança dele enquanto esteve preso. Porém, quando foi recuperar a propriedade, as autoridades disseram que ele não havia cumprido a sentença completa.
Separado da família
Elerecebeu 50 chicotadas e cumprirá dois anos de exílio na cidade de Nehbadan (Sudeste de Teerã). A esposa dele, Marjan, o esperava no lado de fora do prédio sem saber que ele estava sendo açoitado.
Sahebfoi condenado por liderar uma igreja doméstica para cristãos de origem muçulmana como ele, o que foi considerado como “disseminação de propaganda contra o regime”. Ele foi levado para a cidade de Nehbadan, perto da fronteira com o Afeganistão, e deve permanecer ali em exílio.
Marjan cuidará sozinha da mercearia que ela e Saheb abriram pouco depois da saída dele da prisão em fevereiro e das duas filhas do casal. Ela está se preparando para mais uma vez ficar longe do marido.
Julgamento irregular
O amigo e companheiro de ministério, pastor Yousef Nadarkhani, que foi preso na mesma época que Saheb também foi açoitado depois de sair da prisão e submetido a dois anos de exílio em Nikshar, a mais de 720 km de Nehbandan, cidades que ficam nas duas províncias mais pobres do Irã, onde é difícil conseguir emprego.
É comum que o julgamento de cristãos no Irã aconteça de modo irregular e mesmo depois de sair da prisão eles enfrentem novas condenações. Contamos com suas orações por Saheb e sua família e por todos os cristãos exilados no Irã.
Socorro para cristãos presos
Cristãos iranianos com frequência são vítimas de prisões arbitrárias, sem julgamento adequado e itens de necessidade básica, como remédios. Tudo por causa da fé em Jesus. Socorra cristãos presos no Irã com uma doação.
Notícias relacionadas

Cristãos são proibidos de fazer enterros no Laos

Evangelismo de rua em meio à repressão no Irã
