Bem-vindo
Acesse sua conta ou cadastre-se grátis.
EntrarCriar sua conta

Cristão é morto em conflito entre Israel e Irã

O seguidor de Jesus iraniano foi atingido no fogo cruzado da guerra
Portas Abertas • 20 jun 2025
A igreja no Irã, Israel e em todo o Oriente Médio clama por orações (foto representativa)

Nesta hora de profunda incerteza em todo o Oriente Médio — com as tensões aumentando no Irã, em Israel e nos Territórios Palestinos — parceiros locais da Portas Abertas compartilham os clamores crescentes de nossos irmãos e irmãs que estão presos no fogo cruzado da turbulência política e militar na região.

Como ministério cristão, não estamos alinhados com nenhum lado político. Estamos alinhados com a Igreja Perseguida. Nossa preocupação não são as manchetes, mas os corações, os cristãos que adoram a portas fechadas em Teerã, que se reúnem sob pressão em Gaza ou que escolhem o amor em vez do medo em Israel e em todo o Oriente Médio. Em cada canto desta região, o Corpo de Cristo está presente, muitas vezes invisível, mas nunca abandonado.

Um cristão de origem muçulmana iraniano perdeu a vida no fogo cruzado. Ele era um dos muitos cristãos que vivem no Irã, em Israel e na Palestina e também são civis comuns sob ataque, tentando encontrar combustível, comprar mantimentos básicos, fugir de suas casas, temendo o que está por vir.

Por isso, a igreja no Oriente Médio clama à Igreja global que eleve esta região em oração, especialmente as comunidades cristãs vulneráveis. Mesmo quando não temos controle sobre a situação, confiamos que nossas orações são ouvidas e nunca ficam sem resposta.

Estamos acompanhando de perto os acontecimentos e permanecemos em contato com parceiros confiáveis e cristãos em toda a região. Continuaremos a defender nossa família em Cristo, compartilhar suas histórias e lembrar ao mundo que a Igreja, embora perseguida, pressionada e marginalizada, ainda está viva.

Como ajudar?

  • Ore pela Igreja no Irã, em Israel e na Palestina para que os cristãos permaneçam corajosos, firmes e sejam um testemunho vivo da paz de Cristo.
  • Fale em suas comunidades, igrejas e espaços online não tomando partido, mas com compaixão, lembrando que há seguidores de Jesus em todos os lados deste conflito.
  • Busque apoio diplomático, lembrando-os do custo humano do conflito e da necessidade de proteger a liberdade religiosa, a vida dos civis, onde quer que esteja sob ameaça, e garantir o respeito ao direito humanitário internacional.
  • Mantenha-se informado por fontes confiáveis e ajude a amplificar vozes de paz, reconciliação e não violência.

Ore com cristãos locais no Oriente Médio

“Senhor Todo-Poderoso, criador de todo o mundo, agradecemos a bênção de nascer onde tu nasceste, viver onde tu viveste, crescer como cristãos onde ensinaste os primeiros discípulos a serem como tu. Rogamos que cuides de nós como cuidas das menores criaturas que voam nos céus e nadam nos oceanos. Protege-nos de toda a escuridão da guerra e do mal que nos cerca, de toda a injustiça. Não somos muitos os que restam, mas tua luz brilha através de nós nos lugares e tempos mais sombrios.”

Marcel

Ó Deus de misericórdia e paz, voltamo-nos a ti porque vivemos em um mundo que escolheu o ódio em vez do amor, a violência em vez da paz, e a injustiça em vez da retidão. A humanidade desapareceu, e a misericórdia se foi. Clamamos que seja apoio para os fracos, abrigo para os inocentes. Esteja com cada pessoa com medo, triste ou ferida. Acompanha-os com tua compaixão. Pedimos isso a ti.”

Munther