Atualizações no caso do pastor Raymond Koh

No Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, trazemos atualizações sobre o caso do pastor Raymond Koh, que dedicou sua vida a servir as pessoas mais vulneráveis da Malásia. Ele influenciou muitas igrejas a trabalhar em favor da população mais pobre e fundou a Harapan Komuniti (Comunidade da Esperança), em apoio a pessoas com HIV, dependentes químicos em recuperação, mães solo e crianças carentes. Koh também foi acusado pelas autoridades locais de converter muçulmanos ao cristianismo.
Em abril de 2019, a Comissão de Direitos Humanos da Malásia declarou Raymond Koh uma vítima de “desaparecimento forçado”, sugerindo a participação de instituições estatais em um sequestro planejado. A Comissão afirmou que um departamento especial da polícia perseguiu o pastor Koh por causa de seu trabalho religioso.
Desde então, a esposa de Raymond, Susanna Koh, tem batalhado nos tribunais por justiça. Em agosto de 2024, a corte determinou que os documentos sobre a investigação no desaparecimento do pastor fossem entregues a ela, mas os papéis pareciam adulterados, com texto borrado e evidências omitidas.
Com suspeitos dizendo que não sabiam ou não se lembravam de detalhes cruciais sobre o caso, os fatos sobre o desaparecimento de Raymond Koh permanecem um mistério.
Novidades sobre o caso
O processo de Susanna contra o governo e os delegados de polícia está em andamento. A decisão final será dada no dia 5 de novembro de 2025, na audiência mais recente, em 8 de julho, alguns avanços aconteceram.
A testemunha final da defesa, o inspetor Ahmad Marzuki foi ouvido, dizendo que não se lembra de detalhes do caso, como por exemplo, se filmagens das câmeras de segurança do local onde Raymond desapareceu foram incluídas ou não no caso durante as investigações.
“Nenhuma outra investigação foi feita”, disse ele, confirmando que a investigação não foi reaberta e que evidências cruciais não foram consideradas. A defesa argumentou que, como o suspeito do crime, Saiful Bahari, já havia sido acusado, as autoridades não conduziram mais investigações. Saiful também desapareceu e não foi encontrado até hoje.
Pedidos de oração
- Continue a orar pelos advogados de Susanna e para que o julgamento não seja adiado.
- Interceda por Susanna e sua família, para que tenham tranquilidade e consigam justiça.
- Peça por proteção para todas as pessoas envolvidas no caso.
Notícias relacionadas

Atualizações no caso do pastor Raymond Koh

Autoridades fecham mais ONGs cristãs na Nicarágua
