Destaques
Veja o que mudou na Lista Mundial da Perseguição 2026

Ataques, prisões e abusos físicos e emocionais aos cristãos no Nepal colocaram o país na LMP 2026
Mais de 388 milhões de cristãos enfrentam altos níveis de perseguição no mundo porque seguem a Jesus. A pressão e a violência usadas para fazê-los desistir da fé cristã varia de acordo com cultura, gênero, faixa etária e condições sociais. Confira os destaques da Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2026.
Baixe mapa e
e-book gratuitos

Descubra onde os cristãos são mais perseguidos e saiba como orar e apoiar esses irmãos e irmãs que arriscam a vida por amor a Cristo.
Baixar material
Quais os principais destaques da Lista Mundial da Perseguição 2026?
1. Perseguição extrema


Na LMP 2026, 15 países enfrentam perseguição extrema, dois a mais que na edição anterior. A Síria voltou a apresentar perseguição extrema, ocupando a 6ª posição devido ao aumento do índice de violência causado por ataques a igrejas, fechamento de escolas cristãs e aumento no número de morte dos seguidores de Jesus. O Mali surge no 15º lugar, atingindo o nível máximo de violência. Os cristãos no Mali são alvos de extremistas islâmicos e sofrem com intimidação, deslocamento forçado, extorsão e ataques a igrejas e comunidades.
2. Coreia do Norte
A Coreia do Norte ocupa a primeira colocação na Lista Mundial da Perseguição pela 23ª vez. A pressão sobre os cristãos norte-coreanos obteve pontuação máxima em todas as esferas da vida. Isso indica que a paranoia ditatorial é o tipo de perseguição que influencia todos os segmentos da sociedade. No entanto, o índice de violência caiu devido ao menor número de invasões policiais a casas de cristãos e igrejas clandestinas. Mas essa alteração pode estar ligada à dificuldade de conseguir informações para a pesquisa da LMP e não a uma melhora da situação dos cristãos no país.
3. Nepal
O Nepal retornou ao ranking depois de ficar de fora de 2023 a 2025. O país ocupa agora a 46ª colocação em consequência do aumento do índice de violência. Mais igrejas foram atacadas e mais cristãos foram presos e abusados física e mentalmente. A pressão média aos seguidores de Jesus teve um leve aumento.
4. Prisão de homens cristãos
Na análise dos dados da LMP dos últimos cinco anos, a prisão é um risco para homens cristãos em 69% dos 50 países do ranking. Caso um cristão seja preso, toda a família é afetada, as consequências vão desde comprometimento do sustento até vergonha e marginalização dos familiares.
5. Perseguição no ambiente educacional
O principal risco para crianças e jovens cristãos é a discriminação e o assédio na escola. Essa forma de perseguição aconteceu em 99% dos países do ranking nos últimos cinco anos. Negar ou restringir o acesso à educação à nova geração de cristãos é uma maneira de limitar as oportunidades no futuro, aprisionar a comunidade cristã em um ciclo de pobreza e restringir a expressão da fé.
6. Ásia Central
O crescimento no índice de pressão e de violência no Tajiquistão fez com que o país subisse 12 posições, indo do 39º para o 27º lugar. O aumento é reflexo de demolição de mais igrejas, raptos de cristãos e fugas do país. No Cazaquistão, a queda no número de incidentes violentos fez o país sair do 38º para o 45º lugar. O Turcomenistão passou da 29ª para a 35ª posição.
7. África Subsaariana
Mais uma vez, a África Subsaariana é o epicentro da violência contra os cristãos. Do total global de 4.849 mortes de cristãos por motivos relacionados à fé, 93% ocorreram na África Subsaariana; ou seja, 4.491 mortes. Dos 14 países da África Subsaariana elencados na LMP 2026, apenas a Etiópia não teve alteração nos índices de pressão e violência. A perseguição aumentou nos demais, com destaque para a República Democrática do Congo, na 29ª posição, e Camarões, na 37ª. Ambos subiram seis posições na LMP 2026 em relação ao ano anterior. Os cristãos congoleses foram alvos de ataques das Forças Democráticas Aliadas (ADF, da sigla em inglês). Enquanto igrejas camaronesas foram coagidas a se alinharem à ideologia e agenda de partidos políticos no poder.

Qual o trabalho da Portas Abertas a partir da LMP 2026?
Os dados da Lista Mundial da Perseguição ajudam a identificar onde estão os cristãos perseguidos e quais as suas principais necessidades. A partir dos números, é possível criar projetos para fortalecer e socorrer os seguidores de Jesus em cada país. Os projetos envolvem distribuição de Bíblia e literatura cristã, discipulado e treinamento, ajuda socioeconômica e ações institucionais, como assistência jurídica, presença e pesquisa. O apoio aos cristãos perseguidos só é possível graças à generosidade de irmãos na fé espalhados pelo mundo. Faça uma doação agora e ajude os cristãos em maior necessidade.
Suas orações e atitudes fazem a diferença
São mais de 388 milhões de cristãos perseguidos em todo o mundo. Juntos, podemos ajudar aqueles que mais precisam!








