Bem-vindo
Acesse sua conta ou cadastre-se grátis.
EntrarCriar sua conta
Eritreia
Posição no ranking:6
ER
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Protecionismo denominacional
Pontuação na pesquisa
89
Religião
Islamismo
Capital
Asmara
População
3,8 MILHÕES
População cristã
1,7 MILHÕES
Doe agora
1736361208_1736361207-06_Eritreia_1

Como é a perseguição aos cristãos na Eritreia?  

O governo só reconhece a Igreja Ortodoxa Eritreia (IOE), a Igreja Católica e a Igreja Luterana, além do islamismo. Cristãos de origem muçulmana ou ortodoxa correm o risco de serem maltratados pela família e pela comunidade. As igrejas não tradicionais enfrentam perseguição por parte do governo e das comunidades religiosas tradicionais. Há anos, as forças de segurança do governo invadem as casas e prendem os cristãos

Na Eritreia, as chamadas telefônicas e o uso da internet são monitorados. O país é frequentemente chamado de “Coreia do Norte da África” devido ao extremo controle estatal. Os convertidos enfrentam pressão extrema, violência sancionada pelo Estado e recrutamento, por isso muitos decidem fugir da Eritreia. O recrutamento pressiona os jovens cristãos ao serviço militar por tempo indeterminado sem direito a objeção. 

Como as mulheres são perseguidas na Eritreia? 

As mulheres e meninas cristãs convertidas suportam perseguição e pressão social crescentes. Especialmente nas áreas rurais, elas correm risco de rapto e casamento forçado com homens muçulmanos, que as obrigarão a retornar ao islamismo. Famílias podem isolar as convertidas, causando sofrimento psicológico, ou as expulsar de casa. 

Diferente de outros países, a Eritreia requer que as mulheres cumpram serviço militar. Nesses locais, elas estão sujeitas a violência física e sexual e muitas fogem do país para não servir às Forças Armadas. 

As cristãs presas ficam vulneráveis a abuso e violência sexual na cadeia e não conseguem denunciar esses abusos. Famílias de mulheres detidas ou fugitivas também sofrem, suportando punições e dificuldades financeiras.  

Como os homens são perseguidos na Eritreia? 

Os homens cristãos suportam severa perseguição por meio do recrutamento militar obrigatório. Assim, muitos homens se sentem obrigados a fugir do país. Apesar dos acordos de paz, as tropas eritreias mantêm-se ativas em zonas de conflito, deixando os cristãos vulneráveis.  

Os seguidores de Jesus enfrentam prisão arbitrária e detenção indefinida por frequentarem igrejas secretas. Pastores suportam ameaça, prisão e vigilância constante, tornando difícil liderar suas comunidades. Essa perseguição estende-se a suas famílias, causando dificuldades econômicas e estigma social. Os filhos de pastores presos geralmente enfrentam provocação e são rotulados de “pente”, um termo depreciativo local. Muitos homens que são detidos são forçados ao serviço militar, impactando ainda mais suas vidas e comunidades.  

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Eritreia? 

A Portas Abertas trabalha por meio de igrejas parceiras locais na Eritreia para fornecer projetos de desenvolvimento econômico, treinamento para enfrentar a perseguição e discipulado. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Eritreia? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos na Eritreia? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Eritreia são: paranoia ditatorial, protecionismo denominacional, corrupção e crime organizado e opressão islâmica. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Eritreia são: oficiais do governo, partidos políticos, líderes religiosos cristãos, cidadãos e quadrilhas, parentes, redes criminosas e líderes religiosos não cristãos.

Pedidos de oração da Eritreia

  • Clame pela libertação dos cristãos que foram presos por seguirem a Jesus na Eritreia. 
  • Ore por proteção, sabedoria e encorajamento aos cristãos que são forçados ao serviço militar.  
  • Peça que o Senhor supra as necessidades físicas, emocionais e espirituais das famílias dos cristãos presos.  

Mais informações sobre o país

Portas Abertas • 17 dez 2024
Mais de dez cristãos são presos na Eritreia
Treze seguidores de Jesus foram detidos perto da capital Asmara
Portas Abertas • 21 jun 2024
Oito cristãos são presos na Eritreia
Vigilância policial sobre os cristãos aumentou nas últimas semanas
Portas Abertas • 02 jun 2024
Líder cristão morre na prisão na Eritreia
Ghirmay Araya apresentou problemas de saúde após dois anos de tortura na prisão