Login

Bem-vindo

Acesse sua conta ou
cadastre-se grátis.

Cristãos perseguidos 

Entenda como é a perseguição aos cristãos 
Grupo de pessoas de diferentes idades posando para uma foto em frente à estrutura de madeira de uma construção incendiada, em uma área rural com árvores e céu limpo ao fundo.
Após 30 famílias cristãs indianas serem ameaçadas, a igreja da qual faziam parte foi incendiada, destruindo tudo
Perseguição é qualquer forma de hostilidade experimentada como resultado de seguir a Jesus. Ela pode ocorrer de formas diferentes por milhares de cristãos que enfrentam perseguição diariamente. 
 
Para alguns, é a proibição ao acesso a recursos básicos, como água potável, comida e cuidado médico, por causa da fé em Jesus. Também pode ocorrer como rejeição por parte da família e da comunidade não cristã. Para outros, a perseguição é experimentada com atos de violência física, prisão ou mesmo morte. 
Bem-aventurados os perseguidos

O início da perseguição aos cristãos 

Mulher em pé em frente a abrigos improvisados cobertos com mosquiteiros, em um ambiente de acampamento ou assentamento temporário. Ela veste roupas coloridas tradicionais e há uma panela preta sobre pedras no chão, sugerindo uma área de preparo de alimentos ao ar livre. A cena transmite uma realidade de vulnerabilidade e resiliência.
Jesus afirmou que seus seguidores seriam perseguidos como ele também foi. Sendo assim, não somos chamados a evitar a perseguição, mas apoiar os perseguidos por causa da fé. Humanamente, gostaríamos de acabar com a perseguição aos cristãos, contudo, a Bíblia diz que isso faz parte da vida dos seguidores de Jesus.

Por conta disso, somos guiados por textos como o de 1Coríntios 12.26: “Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele” e Apocalipse 3.2: “Fortaleça o que resta e que estava para morrer”.

Nossa responsabilidade é cuidar da parte do corpo que enfrenta perseguição por amor a Jesus. Então faça sua parte! 
Citação
Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram‑se solidários com os que assim foram tratados.
Hebreus 10.33
os 50 países mais perigosos para OS cristãos

Lista Mundial da Perseguição

A Lista Mundial da Perseguição (LMP) é uma classificação dos lugares mais perigosos para ser cristão, que se baseia em uma pesquisa extensa. Em todo o mundo, ela é o principal recurso para identificar o nível de perseguição aos cristãos.

Descubra como pode ser difícil seguir a Jesus em alguns países e veja como orar pelos cristãos perseguidos. 
Confira a Lista Mundial
Mulher usando um véu preto que cobre a cabeça e a maior parte do rosto, deixando apenas os olhos à mostra. Ela está em um ambiente urbano desfocado ao fundo. A imagem transmite uma expressão serena e destaca o olhar marcante da mulher.Menino em pé em um terreno montanhoso e rochoso, com montanhas altas ao fundo sob um céu nublado. Ele veste uma jaqueta cinza com detalhes azuis e parece estar em uma região remota ou rural. A paisagem ao redor é árida e imponente.
Grupo de pessoas reunidas dentro de uma igreja parcialmente destruída, com paredes danificadas e sem telhado. Elas estão sentadas em bancos ou blocos, aparentemente participando de uma reunião ou aula. Um homem em pé à frente parece conduzir a atividade. A cena transmite resiliência e esforço comunitário em meio a condições desafiadoras.

1 em cada 7 cristãos é perseguido ou discriminado por sua fé no mundo 

1 em cada 5 cristãos é perseguido ou discriminado por sua fé no África

2 em cada 5 cristãos são perseguidos ou discriminados por sua fé no Ásia 

Grupo de pessoas reunidas ao ar livre em frente a construções tradicionais de barro com tetos de palha, em uma área rural com árvores e vegetação esparsa. No canto inferior esquerdo, há a palavra "Igreja", indicando que a cena pode estar relacionada a uma atividade religiosa ou comunitária nesse contexto.
Mulher com expressão serena vestindo um sari verde com detalhes bordados, cobrindo parcialmente a cabeça. Ela tem um pequeno piercing no nariz e está diante de um fundo verde desfocado. A imagem destaca sua presença forte e digna em um retrato cultural vibrante.Homem mais velho usando boné preto e roupas simples, com expressão séria, em pé ao ar livre em uma área verde que parece ser agrícola ou rural. O fundo desfocado sugere um campo ou plantação, reforçando um ambiente de trabalho ou vida no campo.
QUEM SÃO os principais responsáveis PELA PERSEGUIÇÃO?

Descubra quem persegue os cristãos

Costuma-se pensar que perseguição religiosa é realizada ou permitida somente pelo Estado. Porém, a realidade mostra que não é isso que geralmente acontece. O papel de outros agentes de perseguição está cada vez mais evidente. Eles podem ser membros da própria família ou da comunidade, autoridades locais ou grupos extremistas, como Estado Islâmico, Boko Haram, Al-Qaeda e Al-Shabaab, entre outros agentes. 

como é a perseguição? 

Conheça histórias de cristãos perseguidos 

Descubra como é a perseguição aos cristãos nos lugares mais perigosos para seguir a Jesus. 
Ler mais histórias
Entenda por que não usamos o termo igreja sofredora 

Diferença entre Igreja Perseguida e Sofredora

Sofrimento
Ocasionado por situações variadas, como doenças, questões familiares, problemas financeiros etc. 
Não é resultado direto de professar a fé cristã 
Passivo 
Perseguição
Todo tipo de injustiça, maus-tratos e desrespeito aos direitos humanos com objetivo de impedir a proclamação do evangelho
Resultado direto de se identificar como cristão
Ativa 
Em 2002, houve a reformulação do logotipo da Portas Abertas a fim de ressaltar a fundamentação bíblica da atuação da organização. Nesse processo, nos deparamos com a necessidade de fazer uma distinção clara entre “sofrimento” e “perseguição”, como descrito acima.

Portanto, utilizamos os termos “Igreja Perseguida” e “cristãos perseguidos”. O foco da Portas Abertas é apoiar a parte do corpo de Cristo que é perseguida. É por isso que quando somos solicitados a atender cristãos que estejam sofrendo, mas não vivendo sob perseguição, contatamos alguma outra missão ou organização voltada a atender aquele tipo de sofrimento.
Reconhecendo, assim, a importância de que irmãos que estejam sofrendo recebam a ajuda adequada. 

Doe e leve esperança aos cristãos perseguidos

Ao doar você se torna parceiro e recebe a Revista Portas Abertas durante 12 meses
DOAR AGORA