Bem-vindo
Acesse sua conta ou cadastre-se grátis.
EntrarCriar sua conta
Brunei
Posição no ranking:48
BN
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial
Pontuação na pesquisa
66
Religião
Islamismo
Capital
Bandar Seri Begawan
População
456 MIL
População cristã
55,6 MIL
Doe agora
1736518574_1736518573-48_Brunei_1

Como é a perseguição aos cristãos em Brunei?

Toda a sociedade de Brunei é afetada pela aplicação da sharia (conjunto de leis islâmicas). Logo, os cristãos de origem muçulmana enfrentam mais pressão porque a conversão é punível pela lei e a família e a comunidade farão todo o possível para fazê-los retornar à antiga fé. As comunidades cristãs não tradicionais devem se registrar como empresas, sociedades ou centros familiares. Dessa forma, elas são tratadas como organizações seculares e são obrigadas a submeter suas finanças e relatórios operacionais ao governo anualmente.

Os jovens e as crianças são particularmente afetados pela educação islâmica obrigatória. Sob mudanças anunciadas em outubro de 2023, meninos e meninas a partir de três anos de idade têm a educação religiosa incorporada nos estudos gerais, o que fortalece o ensino da religião majoritária, que é o islamismo. 

Como as mulheres são perseguidas em Brunei? 

Devido à implementação cada vez mais rigorosa da sharia (conjunto de leis islâmicas), as mulheres são forçadas a usar o hijab (véu islâmico) e são punidas pelas autoridades religiosas quando se recusam a obedecer. Se não usarem o véu, as mulheres enfrentam discriminação em escolas, universidade e locais de trabalho.

Quando a conversão se torna conhecida, as cristãs são deserdadas e isoladas pela família. Elas podem enfrentar prisão domiciliar e são pressionadas por líderes religiosos muçulmanos para se retratar. As mulheres solteiras enfrentam a ameaça do casamento forçado com homens muçulmanos.

As casadas correm o risco de perder a custódia e o contato com os filhos, como forma de garantir que as crianças serão educadas como muçulmanas. As decisões sobre guarda não são específicas de gênero, mas a lei proíbe qualquer um que deixa o islamismo de exercer a guarda de um menor de idade. 

Como os homens são perseguidos em Brunei? 

Alguns homens e rapazes são deserdados por suas famílias quando se convertem e são forçados a deixar suas casas. Os estudantes podem também enfrentar discriminação e abuso verbal em ambientes escolares. Os cristãos de origem muçulmana podem sofrer espancamento, humilhação e tratamento rigoroso de autoridades religiosas. Se o departamento de segurança identifica um homem ou rapaz como seguidor de Jesus, ele é pressionado para renunciar à fé, incluindo ameaça de encarceramento. Pressões como essas afetam a família e envergonham toda a comunidade. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos em Brunei? 

A Portas Abertas promove apoio espiritual por meio de campanhas de oração em favor dos cristãos perseguidos em Brunei. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Brunei? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos em Brunei? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Brunei são: opressão islâmica e paranoia ditatorial. 

Já as “fontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos em Brunei são: oficiais do governo, parentes, líderes religiosos não cristãos e líderes de grupos étnicos. 

Pedidos de oração de Brunei 

  • Ore para que os cristãos possam ler e estudar a palavra de Deus livremente. 
  • Agradeça a Deus por algumas igrejas que se reúnem para cultuar. Peça que permaneçam abertas e ativas no discipulado de cristãos em Brunei.
  • Ore para que a monarquia de Brunei se abra para o evangelho. 

Mais informações sobre o país