Bem-vindo
Acesse sua conta ou cadastre-se grátis.
EntrarCriar sua conta
Camarões
Posição no ranking:43
CM
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Protecionismo denominacional, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
67
Religião
Cristianismo
Capital
Yaoundé
População
29,4 MILHÕES
População cristã
17,1 MILHÕES
Doe agora
1736533532_1736533531-43_Camarões_1

Como é a perseguição aos cristãos em Camarões?

Os cristãos em Camarões enfrentam pressão em várias frentes. O mais óbvio é a violência e o ataque em regiões do país com uma população significativa de extremistas muçulmanos. Esse é o caso da região no extremo Norte. Ali, militantes islâmicos, principalmente do Boko Haram e do Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP), fazem ataques frequentes, tentando criar um califado na região mais volátil de Camarões. Os cristãos que vivem nessas áreas são alvos de violência, incluindo sequestro e assassinato. Os cristãos de origem muçulmana são forçados a praticar a fé em segredo. Para eles, possuir Bíblias ou livros cristãos pode ser extremamente perigoso.

A violência forçou muitas igrejas a fechar, deixando alguns cristãos sem local de culto. Ao mesmo tempo, todos os camaroneses nas áreas afetadas sofrem com o conflito em curso entre os separatistas e o governo do país. Essa violência criou uma enorme crise humanitária. Os cristãos no meio do conflito foram acusados por ambos os lados de “abrigar o inimigo”, e suas igrejas e propriedades foram destruídas.

Como as mulheres são perseguidas em Camarões?

Na região Norte de Camarões, as mulheres cristãs estão sujeitas a várias formas de perseguição relacionadas a sua posição na sociedade. O Boko Haram continua a sequestrar mulheres e meninas, forçando-as a se casar com militantes ou submetendo-as a violência sexual e escravidão sexual. Mulheres que foram sequestradas compartilham como foram pressionadas para renunciar à fé cristã e abraçar o islã. 

As mulheres convertidas ao cristianismo de origem muçulmana ou animista sofrem pressão tanto na família quanto na comunidade. Em parte, devido à falta de educação, as mulheres em Camarões dependem do marido ou do pai. Converter-se ao cristianismo pode ser considerado um ato de desafio às autoridades masculinas. Por isso, as meninas podem ter a oportunidade de socializar com outros cristãos e frequentar os cultos da igreja negada.  

Cristãs de origem muçulmana solteiras correm o risco de serem forçadas a se casar com um não cristão, principalmente no Norte. Casos de prisão domiciliar e confinamento forçado de mulheres e meninas cristãs raramente são relatados, mas ainda acontecem. Já as cristãs de origem muçulmana casadas enfrentam a perspectiva de divórcio, perda da custódia dos filhos, deserdação e despejo de casa. 

Como os homens são perseguidos em Camarões? 

O Boko Haram também representa uma grande ameaça para homens e meninos cristãos que vivem no Norte de Camarões, particularmente para os líderes da igreja. Ir à escola todos os dias continua sendo arriscado para os meninos, assim como para os homens que são professores. 

Além disso, homens cristãos foram sequestrados por grupos militantes, torturados e usados para trabalhos forçados. Outros foram recrutados à força para as fileiras das milícias, deixando as famílias cristãs sem um chefe de família e provedor e tornando-as vulneráveis a ataques. As comunidades diminuíram de tamanho devido a esses ataques, agravados por muitos homens deixando suas aldeias para áreas mais seguras. 

Os homens cristãos também enfrentam discriminação no local de trabalho relacionada a oportunidades de emprego e promoção. Os homens convertidos ao cristianismo enfrentam pressão de familiares e membros da comunidade. Eles podem ser rejeitados pela família nuclear e perder os direitos a heranças familiares.  

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos em Camarões? 

A Portas Abertas trabalha por meio de parceiros locais para fortalecer os cristãos perseguidos em Camarões ao prover ajuda emergencial, cuidados pós-trauma, projetos de desenvolvimento socioeconômico e cuidado espiritual para novos cristãos. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Camarões? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos em Camarões? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Camarões são: opressão islâmica, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado, opressão do clã, protecionismo denominacional. 

Já as “fontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos em Camarões são: grupos religiosos violentos, líderes religiosos não cristãos, cidadãos e quadrilhas, parentes, redes criminosas, oficiais do governo, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos cristãos. 

Pedidos de oração de Camarões

  • Ore para que os cristãos que têm enfrentado ataques violentos encontrem cura para suas feridas em Cristo.
  • Interceda para que, mesmo em meio à violência, pessoas continuem a chegar à fé em Jesus e sejam bem discipuladas.
  • Peça a Deus que acabe com a corrupção do governo e qualquer outro impedimento à estabilidade em Camarões.

Mais informações sobre o país

Portas Abertas • 20 maio 2025
As bênçãos de Deus em meio à perseguição em Camarões
Grupo de mulheres cristãs está crescendo em meio aos desafios
Portas Abertas • 29 mar 2025
DIP 2025: Forçados a fugir em Camarões
Cristãos da comunidade Njengui foram atacados pelo Boko Haram
Portas Abertas • 21 mar 2025
Boko Haram tenta eliminar cristãos em Camarões
Ataques do grupo extremista fazem cristãos fugirem da violência