Login

Bem-vindo

Acesse sua conta ou
cadastre-se grátis.

Oito evangelistas são julgados e libertos no Chade 

Eles foram presos após iniciarem uma campanha evangelística
Portas Abertas • 21 ago 2025
No Chade, igrejas só podem ser abertas após registro do governo e são vigiadas de perto (foto representativa)

O governo do Chade libertou oito jovens cristãos que haviam sido presos em julho de 2025 durante uma campanha de evangelismo na capital, N’Djamena. O grupo, formado por sete homens e uma mulher, era de diferentes igrejas e se uniu para uma ação de evangelismo em três bairros. 
 
Antes que pudessem terminar seu trabalho, os estudantes foram presos e levados primeiramente para uma delegacia e depois para um local desconhecido. Em resposta, os familiares dos jovens, líderes cristãos da região e uma organização de missões no Chade pediram pela soltura do grupo. 
 
Nossos parceiros de campo reportam que os estudantes foram julgados e absolvidos pelas autoridades, que não consideraram crime o trabalho de evangelismo. Os jovens já estão com suas famílias novamente. 
 
Em um contexto de violência e golpes políticos, os cristãos do Chade normalmente são vistos como aliados “da oposição” e agentes estrangeiros. Mesmo que as leis prometam liberdade religiosa, as autoridades se negam a permitir conversões de muçulmanos ao cristianismo. Os registros obrigatórios de igrejas também dificultam a liberdade de culto. 
 
O ambiente político e legal do Chade é caracterizado pela hostilidade contra seus opositores, liberdade de expressão limitada, falta de eleições livres e justas e um crescente nepotismo. 
 
Por mais que seja considerado um estado laico, a maioria islâmica do país incita a sociedade, fazendo com que muitos cidadãos sejam hostis e intolerantes com os cristãos, a quem eles chamam de “infiéis”. 
 
Por isso, a soltura dos jovens evangelistas é motivo de agradecimento e uma mostra de que a igreja local segue viva apesar de todas as dificuldades e obstáculos no dia a dia. 

Levante-se contra a violência na África 

Você pode ser parte da solução para a igreja no Chade e em diversos outros países africanos. Participe da campanha Desperta África assinando a petição e nos ajude a alcançar um milhão de assinaturas pelo fim da violência no continente. 

Pedidos de oração 

  • Agradeça ao Senhor pela liberdade dos oito evangelistas e peça pela continuidade do trabalho evangelístico. 
  • Ore por coragem e cura para qualquer trauma que os estudantes tenham vivido na prisão. 
  • Clame por estabilidade política no Chade. Que o Senhor toque no coração dos líderes e eles tomem decisões a favor da liberdade de toda a população.