Como conseguir uma Bíblia no Irã?

Temos falado sobre como a igreja secreta tem crescido no Irã, com muitos muçulmanos se convertendo a Jesus. Diante desse crescimento da igreja, surgem dois desafios principais. Primeiro, uma vez que uma pessoa se converte, como ela pode ser discipulada? Como conhecer mais sobre uma fé que o governo considera uma ameaça ao Estado? Como conseguir uma Bíblia e outros materiais cristãos? Segundo, anecessidade de líderes corajosos o suficiente para assumir as consequências da perseguição.
No caso de John, conseguir uma Bíblia foi até fácil. “Simplesmente fui a uma livraria em Teerã e comprei uma Bíblia. O vendedor me olhou de um jeito estranho. Quando perguntou por que eu, sendo muçulmano, queria uma Bíblia, rapidamente respondi que precisava dela para os meus estudos”, relata.
Às vezes, como John, a pessoa tem sorte e os vendedores não levam as leis tão a sério. Mas nem sempre é tão simples conseguir uma Bíblia, especialmente fora das grandes cidades. A simples suspeita de que um muçulmano tenha se convertido ao cristianismo é suficiente para atrair a atenção das autoridades. Por isso, os parceiros da Portas Abertas ajudam cristãos no Irã a levar Bíblias secretamente para dentro do país, depois, uma rede de entregadores as distribui por diversas regiões.
“Eu sempre tinha umas 120 Bíblias comigo em casa. Assim, eu podia dar uma a cada pessoa em quem confiava”, lembra Ramin. No entanto, quando as autoridades descobrem esses “depósitos” de Bíblias, pode-se pegar longas penas de prisão por colocar a segurança nacional em risco.
“Certa vez, eu tinha algumas Bíblias no carro porque uma entrega não havia dado certo. Fomos parados pela polícia. Oramos e Jesus nos salvou. Os policiais nos deixaram passar sem nos revistar”, conta Ramin.
Jovens que assumem a responsabilidade de liderar
Em geral, os líderes cristãos iranianos vivem em constante perigo. O Estado e o serviço secreto visam pastores e líderes de igrejas domésticas. Muitos são forçados a deixar o país devido à perseguição. Alguns se juntam à igreja iraniana no exterior, mas a igreja do Irã tem uma grande necessidade de jovens líderes. Um líder iraniano disse certa vez: “Você pode parar de orar por avivamento no Irã, ele já está aqui! O que precisamos urgentemente são líderes!”.
Líderes, no Irã, são jovens que se dispõem a discipular outros e que conscientemente assumem o risco de serem perseguidos pelo Estado e receberem longas sentenças de prisão. Antes, eram “apenas” jovens que eram rapidamente liberados após uma busca em uma igreja doméstica. Agora, correm o risco de serem vistos como autoridades cristãs e são perseguidos pelo Estado como tais.
Mas sem líderes, uma igreja saudável não é possível e, quando os pastores são presos, uma liderança jovem é extremamente importante. Com a ajuda de parceiros locais, a Portas Abertas treina os jovens para assumirem as responsabilidades das igrejas. Eles aprendem como usar a Bíblia, como discipular as pessoas e como ouvir o Espírito Santo.
Na prática, eles também aprendem a comunicar sem atrair a atenção do serviço secreto. Sogol (pseudônimo), uma jovem líder cristã no Irã, adora esses cursos de treinamento. “Já participei de vários. Cada vez, aprendo algo novo sobre Jesus. Fico animada para saber qual é o próximo plano de Deus para mim, o que ele quer trabalhar comigo e o que ele quer me ensinar”, testemunha Sogol.
Inscreva-se no Shockwave 2025
Se você acredita que os iranianos devem ter livre acesso à Bíblia, tem algo que você pode fazer. O Shockwave 2025 acontecerá entre 19 e 21 de setembro e, este ano, vamos interceder pela #igrejasemrosto no Irã. Forme um grupo de oração com seus amigos e organize um encontro na sua igreja, pequeno grupo ou grupo de jovens. Acesse todos os materiais gratuitamente!
Notícias relacionadas

Cristãos são proibidos de fazer enterros no Laos

Evangelismo de rua em meio à repressão no Irã
