Qual é o trabalho de um voluntário da Portas Abertas?

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, a Portas Abertas agradece aos irmãos e irmãs na fé que doam seu tempo e talentos para propagar a causa da Igreja Perseguida. No Brasil, contamos com cerca de 385 voluntários, segundo o Relatório de Impacto 2025.
Há mais de 70 anos, o Irmão André entendeu que a missão dada por Deus era fortalecer os cristãos que ainda restavam em países onde havia perseguição. Para fazer esse trabalho grandioso, era necessário o envolvimento de mais pessoas com diferentes dons e habilidades. Por isso, o Senhor tem chamado pessoas de diferentes povos, línguas e nações para servir a Igreja Perseguida. E há mais de 45 anos cristãos brasileiros fazem parte dessa causa.
Quem são os voluntários da Portas Abertas?
Atualmente, a Portas Abertas conta com voluntários que atuam como correspondentes locais, tradutores, organizadores de grupos de oração e apoio em diferentes eventos. Os voluntários brasileiros ajudam a compartilhar a causa da Igreja Perseguida em mais lugares e edificar cada vez mais pessoas com os testemunhos dos cristãos perseguidos.
Letícia Corrêa, voluntária de São Vicente/SP, conta que conheceu a Portas Abertas quando era criança, na igreja de sua avó. Depois de alguns anos, ela se aproximou ainda mais da Missão, quando entendeu com ainda mais clareza a importância do apoio da igreja livre para a Igreja Perseguida. Como voluntária, ela atua hoje organizando um grupo de oração na Baixada Santista.
Hoje Letícia pode testemunhar: “Ser voluntária é um motivo de gratidão para mim. É como se eu pudesse contribuir com um pouco daquilo que Jesus fez por mim. É ser igreja, é ser corpo. Não só igreja que congrega e ouve sobre o amor de Jesus aos domingos, mas ser a igreja que estende a mão e faz algo de fato pelo irmão que precisa”,
O casal Lídia e Lucas Mizel servem juntos como voluntários nas visitas às igrejas desde que se casaram. Lucas conheceu a Missão em 2010 e Lídia em 2019 e, ao longo dos anos, eles se conheceram e testemunham como Deus uniu os propósitos dos dois com a Missão. O casal esteve no culto de celebração de 70 anos da Portas Abertas Internacional e contou como servir a Igreja Perseguida é um ato abençoador. “A gente sempre fala que vai fazer algo por eles, mas na verdade eles fazem muito mais por nós, do que nós por eles”, afirma Lídia.
Lucas acrescenta: “Somos abençoados quando oramos, quando falamos sobre a Igreja Perseguida nas visitas às igrejas. Somos edificados pelos testemunhos deles, com aquilo que eles estão vivendo. Muitas vezes pensamos o que faríamos se passássemos por situações semelhantes e ao lembrar das histórias que nossos irmãos vivem, que Cristo os capacita para enfrentar a perseguição, os nossos desafios parecem menos difíceis”.
Há 18 anos, Giza, do Rio de Janeiro/RJ, abençoa a Portas Abertas como voluntária. Ela também participou do Acampamento Underground e foi ali que conheceu de maneira impactante a causa da Igreja Perseguida. No aniversário de 70 anos da Portas Abertas Internacional, ela e outros voluntários estiveram em São Paulo para celebrar e compartilhar sua história com a Missão.
“A realidade dos cristãos perseguidos me fez ser uma cristã mais perseverante. Ao me deparar com a realidade dos nossos irmãos perseguidos, o corpo de Cristo, que passam por todas as perseguições e não desistem, me vi desafiada a rever meus conceitos como cristã”, ela relata.
A cristã carioca continua: “Hoje, em 2025, continuo fazendo parte da Missão, porque a essência de interceder, contribuir e ajudar a Igreja Perseguida ainda está acesa no meu coração”.
Como ser um voluntário da Portas Abertas?
Atualmente, o processo de seleção de voluntários da Portas Abertas está passando por uma reestruturação. Mas você pode expressar seu interesse em participar da seleção de novos voluntários ao enviar um e-mail para voluntarios@staging.portasabertas.org.br e assim que o projeto estiver ativo novamente avisaremos pelo contato disponibilizado.
Pedidos de oração
- Agradeça ao Senhor por todos os voluntários da Portas Abertas no Brasil e no mundo. Peça que ele derrame bênçãos sem medida sobre cada um.
- Clame para que os voluntários atuais sejam cheios do Espírito Santo e tenham sabedoria na divulgação da causa da Igreja Perseguida.
- Ore para que mais pessoas sejam tocadas por Deus para se voluntariar. Que elas sejam instrumentos nas mãos do Senhor.
Artigos relacionados

O que é o grupo extremista Boko Haram?

Igreja atrás das grades no Irã
