Portas Abertas visita cristãos deslocados após ataques na Nigéria
Entre 8 e 14 de junho, extremistas islâmicos entre a etnia fulani atacaram comunidades em Benue, na Nigéria. Mais de 200 cristãos foram assassinados e outros nove mil ficaram deslocados, abandonando tudo para fugir da violência. Parceiros locais da Portas Abertas estiveram na região após os ataques e visitaram alguns dos cristãos deslocados sobreviventes para orar e conversar sobre a situação no local. Leia abaixo o que Virtue (pseudônimo), um parceiro local, nos contou sobre a visita.
Leia também:
- Milhares de cristãos são deslocados após massacre na Nigéria
- Massacre causa a morte de centenas de cristãos na Nigéria
- Por que a Nigéria é o país mais mortal para os cristãos?
Nós estávamos em Benue para visitar o pastor Barnabas quando os ataques começaram. A vila de Yelwata ficava no caminho e, quando passamos, vimos muitas pessoas reunidas e casas queimadas. Não podíamos parar ali e não havia nenhuma notícia sobre o ocorrido, então ficamos nos perguntando o que estava acontecendo.
Quando chegamos à cidade, havia militares que nos contaram sobre o ataque dos extremistas fulanis a diversas vilas da região. É normal que, após esses ataques, os criminosos se escondam e observem se as pessoas ficaram assustadas e deixaram suas casas. Se elas fugirem, eles ocupam o lugar.
Depois de visitarmos o pastor Barnabas, fomos visitar os deslocados. Eles estavam acampados em um prédio abandonado que pertencia a um mercado. Nós tínhamos alguns biscoitos e doces, que levamos para distribuir, mas ao chegar lá, me senti insultando aquelas pessoas famintas e traumatizadas. Eles precisavam de muito mais do que aquilo. As pessoas estavam literalmente chorando de fome.
Como estão os deslocados
Os ataques aconteceram durante a noite, então todos precisaram fugir sem levar nada. Quando as visitamos, elas estavam acampadas há dois dias sem nada para comer. Foi traumático ver aquelas pessoas daquele jeito, sem esperança.
O que você pode dizer para uma pessoa nessa situação que possa acalmá-la e fazer sentir que Deus está perto? A única coisa que consegui fazer foi orar, porque eu não tinha palavras. Nesses momentos, apenas Deus pode trazer conforto, então nós apenas oramos junto com aquelas pessoas.
É importante que o mundo todo saiba que essa gente só quer viver sem problemas com ninguém. Eles são inocentes que foram atacados sem qualquer motivo. A igreja de todo o mundo precisa se mobilizar em oração porque muitos deslocados estão perdendo a fé por causa da dor que estão sentindo.
Os parceiros de campo da Portas Abertas estão avaliando a melhor maneira de ajudar nessa situação emergencial. Até o momento, os recursos estão sendo direcionados para resolver os problemas mais urgentes das vítimas.
Os cristãos de Benue precisam da sua ajuda
Você pode fazer a diferença para os afetados pelos ataques em Benue. Sua contribuição vai levar ajuda emergencial às famílias que perderam tudo durante os conflitos e trazer esperança aos que mais precisam.
Pedidos de oração
- Peça por proteção e suprimentos aos cristãos deslocados.
- Interceda pela conversão dos perseguidores e paz em toda a Nigéria.
- Ore por consolo às famílias que perderam seus entes queridos.
- Clame por encorajamento e sabedoria à igreja nigeriana e seus líderes.